quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O TREM-BALA É A MELHOR SOLUÇÃO?

Hoje realizamos mais uma reunião do GEPP na POLI – PRO. Um projeto que merece uma atenção maior é a solução encontrada para melhorar a integração RIO-SP: O TREM-BALA.

A estimativa inicial feita pela consultoria HALCROW indica que o TREM-BALA custará R$ 34,5 bilhões em um traçado de 518 km. O mesmo investimento, realizado em um trem convencional, poderia construir 3.000 km de ferrovias. Esta diferença pode ser contabilizada na necessidade técnica de construção de uma linha férrea que permita deslocamentos a velocidade média de 285 km/h . Para o trem-bala ser rápido, ele precisa de um traçado o mais reto possível (inclinação máxima de 2 %). Um dos projetos já estudados previa que 26% do trajeto seria feito em viadutos ou pontes e 33% em túneis. Quase 60% do trajeto!Praticamente uma ponte de concreto entre RIO e SO, com evidentes dificuldades de desapropriações e também ambientais. Somente na serra das Araras está previsto um túnel de 14 km.
Será esta a solução mais eficiente? Vejam que não existe transporte de cabotagem de cargas no mesmo percurso . Dividir o investimento em transporte marítimo (cabotagem), melhora na ligação rodoviária e a construção de uma ferrovia ligando Porto Alege a Salvador não teria um ROI melhor para o Brasil? A justificativa de ganho de tempo para o usuário pode não ser a mais eficiente para toda a sociedade. Será que uma linha convencional não agregaria mais valor?

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